468x60

31 de jan. de 2010

Alto Falantes Diferenças

Tipos de Alto falantes

Subwoofer

Subwoofer é um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 45Hz. O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers. Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude).

Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 60" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000W RMS.

O subwoofer tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonóra (SPL) em freqüências sub-graves (<30Hz). Por outro lado, seu tempo de resposta é maior devido à maior massa móvel do conjunto, fazendo com que sons graves rápidos (bumbos, tambores, notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência. Subwoofers, assim como qualquer outro alto-falante, têm suas características medidas e divulgadas pelas fábricas segundo a terminologia T/S (Thiele/Small).

Woofer
Woofer é um alto-falante usado para reproduzir freqüências graves e médios. Possuem borda rígida e seu tamanho pode variar de 1.2" a 18". Woofers para reprodução de graves e médio-graves (Utilizam uma frequência geralmente entre 50 a 4500 Hz). Existe tantos os que são fabricados especialmente para sonorização profissional e aqueles que são para a linha automotiva.


Mid-Bass
São voltados para a reprodução de frequências mais baixas que os do tipo mid-range, geralmente entre 50 Hz e 500 Hz, atuando como elo intermediário entre o subwoofer (ou woofer) e o alto-falante para sons médios. Alguns modelos excepcionais conseguem uma boa resposta em frequências de 50 a 5.000 Hz, dispensando assim o uso de outros alto-falantes para sons médios, mas exigindo ainda um tweeter, que responde aos sons acima de 5.000 Hz, e, opcionalmente, um subwoofer, que responde pelos sons abaixo de 50 Hz. Seu tamanho, semelhantemente ao mid-range, é inferior a 9", sendo mais comum encontrá-los com diâmetros de 5" e 6". Em som automotivo, são usados em sistemas de três ou quatro vias.

Mid-range
Mid-range é um alto-falante usado para reproduzir as freqüências médias do espectro audível, geralmente entre 300 Hz a 5.000 Hz. Sendo assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Possuem geralmente tamanho inferior a 8".
Uma variação derivada desse tipo de alto-falante são os mid-bass, voltados para os sons na faixa dos médio-graves (entre 50 e 500 Hz, ficando tipicamente entre 100 e 300 Hz).


Tweeter
Tweeter é um alto-falante de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5.000 Hz em diante) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um domo de seda ou metal, como o alumínio. Alguns modelos são compostos de uma pastilha de cristal piezoelétrico que tem a propriedade de gerar sons quando alimentado por uma corrente alternada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Contato

Contato@ somautomotivopb.com

Total de visualizações