468x60

25 de jan. de 2010

Dicas para ligação de falantes

Ligações dos af
Impedãncia:

A Maioria dos alto falantes automotivos é de 2ohms, 4ohms, 2+2ohms ou 4+4ohms e os profissionais de 4 e 8ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas de 4ohms, você tem que ter dois falantes de 4ohms, um em cada canal.

Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.

Bobina Dupla X Bobina Simples

A Bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem o mesmo tamanho e potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante.
A Bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.

Ligação em paralelo:
O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = 1 / [ (1/z1) + (1/z2) + ... (1/zn)]
onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação
* Em resumo, a ligação em Paralelo DIVIDE a impedância, onde 4 falantes dividido por 4ohms (caso forem 4ohms cada) ficaria então 4/4=1ohm, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

Ligação em série: O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em série maior será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em série, basta unir o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. Dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e um negativo) os quais serão ligados ao amplificador. O valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = z1 + z2 + ... zn
onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação

* Em resumo, a ligação em Série SOMA a impedância, onde por exêmplo 2 falantes de 4ohms em série, ficariam 4+4= 8ohms, ou veja mais exêmplos de ligações mais abaixo.

LIGAÇÕES - 1 FALANTE


1 Falante Bobina Dupla 4+4 Ohms 





1 Falante Bobina Dupla 4+4 Ohms



1 Falante Bobina Dupla 2+2 Ohms



1 Falante Bobina Dupla 2+2 Ohms






 
LIGAÇÕES - 2 FALANTES


2 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms



2 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms



2 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms



2 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms




2 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms



2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms




2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms




2 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms






 







LIGAÇÕES - 3 FALANTES


3 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms



3 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms



3 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms



3 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms



3 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms





LIGAÇÕES - 4 FALANTES




4 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms





4 Falantes Bobina Simpes 4 Ohms





4 Falantes Bobina Simpes 8 Ohms





4 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms





4 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms





4 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms






4 Falantes Bobina Dupla 2+2 Ohms











LIGAÇÕES - 6 FALANTES



6 Falantes Bobina Dupla 4+4 Ohms







* Dados tirados do site da Fosgate, http://www.rockfordfosgate.com/ e Tomahawk Alto Falantes http://www.tomahawkaltofalantes.com.br

4 comentários:

  1. gostei das dicas me ajudou bastante , pois esta bem detalhado e obrigado valeu ate a proxima...

    ResponderExcluir
  2. boa tarde sou mr. spl so uma pergunta 2 subwoofer de 15 com impedancia 2x2 2x2 da fechar 1ohm
    e possivel ou nao ou tem um ligacao diferente dessas como mostra nas figuras

    ResponderExcluir
  3. MR Spl Boa noite. Tem ligações alternativas com acréscimo de um resistor que podem ser feitas para casar a impedância, mas essas ligações com o resistor geraria uma perda de potencia significativa. Seria feito mais ou menos assim: colocaria tudo em paralelo que daria 0,5ohm e colocaria um resistor em serir de 0,5ohm dando no toal 1ohm. Mas não recomendo essa tecnica é so uma maneira de por pra tocar um som de ultima hora.

    ResponderExcluir

 

Contato

Contato@ somautomotivopb.com

Total de visualizações