468x60

10 de fev. de 2010

Sudema amplia fiscalização

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) alerta que continua realizando fiscalização para coibir a poluição sonora no Estado da Paraíba. O trabalho se intensifica durante o Carnaval, época em que o hábito de ouvir som em alto volume aumenta. O superintende da autarquia, Eloízio Henrique Dantas, explica que a poluição sonora é crime e sua pena pode chegar a R$ 50 mil em multa, além de apreensão dos equipamentos e até prisão do infrator, se houver resistência.



Segundo o superintendente, a Sudema tem poder para atuar em todas as partes do Estado, mas é bom ressaltar que no município de João Pessoa, cabe a Secretaria do Meio Ambiente, a fiscalização desta atividade.



Além de ser crime, a poluição sonora também representa um problema de saúde pública. Para a Organização Mundial da Saúde, o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 decibéis. Acima disso, nosso organismo sofre estresse, o qual aumenta o risco de doenças. A perda total de audição pode acontecer se a pessoa fica sujeita diariamente, durante oito horas seguidas, a sons com intensidade superior a 85 decibéis. Outros efeitos são aumento da pressão arterial e distúrbios psicológicos.



Os limites máximos permitidos variam de acordo com os tipos de propriedades que predominam no local. Em trechos residências, das 7h às 20h, o barulho máximo não pode ultrapassar os 55 decibéis, mas de 20h às 6h59, o ruído só deve chegar até 45 decibéis.



Em área diversificada, onde se localizam domicílios e comércios, a permissão é um pouco maior. Das 7h às 20h, o limite máximo permitido é de 65 decibéis. Já entre às 20h e 6h59, o barulho não pode passar dos 55 decibéis.

Fonte: Sudema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Contato

Contato@ somautomotivopb.com

Total de visualizações