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16 de jul. de 2011

Um Pouco Sobre Spl.

O que significa Spl?
Spl são as siglas das palavras "Sound Pressure Level", ou seja, "Nível de pressão Sonora".
Podemos ter alto nível de Spl em qualquer faixa de frequência, mas quando falamos em Spl aplicado em som automotivo geralmente estamos nos referindo a uma faixa de frequência especial: Os Sub-Graves!
A faixa audível do Sub-Grave está entre 30Hz á 80Hz, ou de uma forma mais simples, toda frequência abaixo de 100Hz.
Em automóveis a faixa de pico de um bom Spl está numa faixa ainda mais estreita: 50Hz á 70Hz. Por que esta é a faixa de resposta de pico? Por que todo carro tem um fator acústico chamado de frequência de ressonância, onde o carro trabalha como uma verdadeira "caixa acústica", atenuando exatamente uma faixa definida por vários fatores característicos de cada automóvel.

A definição da escolha dos equipamentos para um sistema Spl, porém, não é tão simples como parece! Existem sim itens obrigatórios em sistemas Spl que fazem toda diferença no resultado final, já outros itens vão do gosto de cada um.

Um dos itens que é obrigatório é obviamente o uso do Subwoofer. Subwoofer é um tipo de alto falante desenvolvido especialmente para reproduzir Sub-Graves, tem como características borda do cone em borracha ou espuma aliado á centragens largas para possibilitar maior deslocamento do cone, conjunto magnético mais robusto que um Woofer e frequência de ressonância (Fs) baixa.

Para a reprodução das demais frequências não tem uma definição exata ou uma regra, vai do gosto de cada um. Mas uma coisa é fundamental e se torna quase uma regra: a direcionalidade do restante das vias! É muito perceptível a diferença de um Sistema Spl montado com Subwoofer+midbass+tweeters do que um sistema mais simples composto por Subwoofer+falantes 6x9", Você colocando os falantes 6x9" no tampão de mala desfavorece muito a percepção acústica para os ouvintes que estão no banco dianteiro, e favorece a percepção acústica de quem viaja no banco traseiro, e na maioria das vezes dependendo do volume do som, faz aquela voltinha de carro no domingo ficar insuportável para os caronas do banco traseiro! As vezes é muito melhor um bom kit de 2 vias instalado nas portas, melhor ainda se o automóvel em questão tiver 4 portas, podendo ser instalado 1 kit 2 vias em cada porta, e ainda mais se o tweeter do kit for instalado nos cantos do para-brisa ou qualquer outro local que torne a percepção dos agudos mais definido.

A distribuição de som dentro de um automóvel feito corretamente é o caminho mais fácil para o sucesso de um projeto Spl, pois aumenta a percepção dos instrumentos da música, fazendo você "sentir" mais o palco sonoro, e se seu Cd Player tiver a função de efeito Surround? Ai escutar suas músicas dentro do automóvel se torna muito mais prazeroso!

Mas vamos deixar esse papo de altas frequências pra lá, pois Spl é sinônimo de frequência baixa.

O item fundamental para aquele Sub-grave poderoso e notável dentro do automóvel com certeza é a caixa acústica do Subwoofer!

Muita atenção neste item! Um projeto errado da caixa fará seu Subwoofer excursionar descontroladamente, fazendo o Sub-grave perder definição, poderá fazer o duto soprar muito e às vezes até assobiar, e tudo isso resulta em quê? Perda de rendimento e eficiência no Sub-grave!

A caixa mais usada em Spl ainda continua sendo a Bass reflex, mais conhecida como dutada, seguida da caixa selada.








Exemplo de caixa Selada.






A caixa Dutada ainda continua sendo a preferida por alguns fatores, como:
-Resposta estendida de Sub-graves e graves.
-Alto Spl.
-Ganho natural de +3dB em comparação com a caixa selada, esse ganho deve-se ao duto que funciona como um emissor sonoro.
-Maior flexibilidade ao projeto pelo fato de poder fazer ajustes no comprimento no duto mudando vários fatores acústicos.
-Melhor ventilação para o Subwoofer, pelo fato de existir um duto e este permitir a troca de ar interna da caixa.









Exemplo de caixa dutada com dutos "aéreos".












Exemplo de caixa dutada com duto "régua".






Para projetos mais elaborados, tem outro tipo de caixa, que são as Band Pass 4º ordem e a Band Pass 6º ordem.

Esse tipo de caixa é mais indicado para quem quer um bom Spl na mala de um carro Sedan, mas pode ser usado em qualquer carro sem problemas!
Ela tem 2 câmaras, o Subwoofer é fixado na parede que separa as câmaras, tais câmaras são identificadas como:
Vb1/L1= Câmara que fica o conjunto magnético do Subwoofer.
Vb2/L2= Câmara que fica a parte frontal do Subwoofer.
Cada câmara da Band Pass tem uma função distinta, onde:
Vb1/L1 tem a função de cortar as frequencias baixas, atuando como um filtro Subsônico.
Vb2/L2 tem a função de cortar as frequencias altas, atuando como um filtro Low pass (LPF).
Podemos entender então que a faixa de resposta dela é estreita, estando normalmente entre 40Hz á 100Hz.
Tem dois tipos de Band Pass, a de 4º ordem, onde uma das câmaras é selada e a outra é dutada, sendo mais indicada para Subwoofers que respondam bem em caixas seladas, e temos a de 6º ordem, onde as duas câmaras são dutadas, sendo indicadas para Subwoofers que respondam bem em caixas dutadas, tendo uma vantagem em relação á Band Pass de 4º ordem, que é uma maior ventilação para o Subwoofer, por existir dutos na câmara do conjunto magnético também! Uma desvantagem deste tipo de caixa é o grande volume final dela, se espaço não é o seu problema, opte pelas Band Pass!








Exemplo de uma caixa Band Pass 4º ordem.











Exemplo de uma caixa Band Pass 6º ordem.







Para maiores resultados em um sistema Spl, tem ainda algumas dicas que não podem passar despercebidas, como:

Amplificação- Para uma melhor performance, sempre disponha de 30~50% a mais da potência suportada pelo Subwoofer, Exemplo: Para um Subwoofer de 250wrms, coloque um amplificador de 325wrms no mínimo, para alimentar bem seu Spl nos picos das músicas!

Alimentação- Sempre use uma bateria auxiliar para o seu sistema Spl, só a bateria do cofre ou o alternador do veiculo não são capazes de gerar energia necessária para um sistema potente, respeite sempre o consumo em "sinal bass" indicada no manual de seu amplificador de graves.

Cabos- Pouco notado, porém, fundamental! O cabeamento de seu sistema Spl tem que estar de acordo com a relação Potência x Tamanho, e muita atenção para o cabeamento da bateria auxiliar, a escolha de cabos com bitola inferior á indicada pelo manual do amplificador pode resultar em sérios problemas, como um incêndio no seu automóvel!

Caixas- Tenha preferência por madeiras do tipo MDF com espessura mínima de 15mm, para evitar vibrações! Sempre vede os cantos internos da caixa com silicone ou produto semelhante, para melhor qualidade, utilize material absorvente nas paredes internas da caixa, tais como lã de vidro ou uma camada de propileno, para maior rigidez, faça reforços internos, vede a junção do falante com a madeira, silicone ou massa de calafetar podem ser utilizados para esse fim.

É isso ai pessoal! Seguindo algumas regras básicas para Spl, utilizando bem o espaço de sua porta malas, aliado ao seu gosto de graves, você tem tudo para possuir um sistema Spl gostoso de ouvir, e forte de sentir, não gastando rios de dinheiro e desperdiçando materiais atôa!
Até o próximo artigo pessoal!

Att: ALAN LOBO

16 comentários:

  1. Muito bom cara.. tudo bem explicado e fácil de se entender. Parabéns.

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  2. Tbm gostei cara, parabééns!

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  3. Sois uns burros!!

    bRASILEIROS... TEM A MANIA que entendem tudo de spl é pena n ganharem provas de spl a nivel mundial...
    jalbots

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  4. Brasil campeao mundial com alto falantes shocker haha vario recorde ah hora pra vc's kkkkkk fraquinhos agora aki é com SHOCKER - DD - THOR venha nun vao arruma nada

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  5. bom dia,to afim de montar um som spl,massa,mas aqui no recife ainda nao conheci alguem que manje deste tipo de som,vc conhece alguem?

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    1. tem um grupo no facebook chamada SPL PERNAMBUCO, la tem uma rapaziada boa nisso.
      ver la com Caio,e Vinicios.

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  6. poderia me mandar as medidas de uma band pass 6° ordem para um sub de 15 POL. 800 RMS?

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  7. alan queria saber se tinha como vc colocar as medidas dessa caixa de 6ª ordem pra um de 12" de 450 w RMS,,,,vlwww

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  8. Cara como saber a litragem para a band pass 6ª ordem para dois subs Selenium Matador 12 pol de 800 Rms?

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  9. queria saber se tem alguma diferença entre o duto retangular e redondo exemplo:
    WOOFERS-dutos retangulares
    SUBWOOFERS-dutos redondos
    o que influencia no tamanho do duto,eu posso usar um woofer numa caixa com a litragem correta do fabricante com duto redondo ou ficaria ruin?
    estou pensando em fazer uma caixa bass reflex para 2 WPU1809 qual ficaria melhor pra tocar 2destes dutos retangulares ou dutos redondo vou usar ele pra subgraves

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  10. Muito bom cara bem explicado.. Temho uma roadistar agressive e 2 sub da pioneer de 1000rms pensa qe beleza valeu...

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  11. Muito bom cara bem explicado.. Temho uma roadistar agressive e 2 sub da pioneer de 1000rms pensa qe beleza valeu...

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  12. cara muito bom tenho um EDX vou fazer uma caixa dutada, peguei a litragem certinha no site da bravox mesmo, vou usar para competição de SPL.

    parabéns...

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  13. Por favos me ajudem presizo das medidas das madeira para fazer uma band pass 6 ordem para um pioneer ts309 d4 por favor me ajudem mandem e mail para marcosfonseca969r@gmail.com desde já agradeco

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