468x60

25 de jan. de 2010

Mega Capacitores

Mega Capacitores
Como carregar e como funciona o Mega Capacitor:
O Mega Capacitor é um estabilizador para o som, apenas serve para GRAVE, não para módulos que só vão tocar cornetas ou tweeters.. se você vai usar subwoofer ou woofer, ai poderá usar capacitores, use de preferencia 1Farad para cada 1000wrms, e SEMPRE tenha a bateria nescessaria (indico 100A pra 1000wrms). O capacitor vai estabilizar os picos de graves ou seja, o módulo sempre estará trabalhando na potência máxima, só que tem que cuidar, pois quando a bateria zerar, ela vai zerar mesmo! Por isso é bom ter pelo menos 75A pra 1000wrms.. o certo é 100A.

Ele trabalha em paralelo com a bateria, pois a bateria é lenta para responder aos rápidos pedidos de energia do amplificador, entao ele fará este papel, dando ao amplificador sempre a força que ele precisa, sendo assim o amplificador trabalhará 100%, não forçando a fonte do mesmo, ajudando a prevenir problemas com o amplificador ou a fonte do mesmo.
Carregando: Junto dele normalmente vem uma lâmpada ou resistor (caso perdê-la, use uma lâmpada de carro 12v qualquer), esta lâmpada servirá como resistor,não deixando passar a tensão total diretamente ao capacitor, e com isso não danifica seus pólos. * Nunca ligue o módulo antes de carregar o capacitor, 1o você deve carregá-lo para depois engatar os fios do amplificador, caso não fizer isto pode danificar o capacitor.
Para carregá-lo, conecte primeiro o Terra (Negativo) que deve ser ligado à lataria do carro, e ao fazer o terra, você deve raspar bem a lata antes de parafusá-lo, para dar o máximo de contato possível entre o cabo e a lata, isto é feito na batera da frente também, sendo assim o carro todo é um terra (negativo).
Após conectar o terra no capacitor, você deve conectar a lâmpada em ponte com o positivo, ou seja, uma perna da lâmpada é conectada no cabo positivo e a outra na entrada positiva do capacitor, ao fazer isto ela vai acender, e o capacitor vai se carregar aos poucos, isto demora de 1 a 5 minutos em média, alguns capacitores fazem barulho ou piscam, depende de cada um, mas o capacitor só vai acender/alertar com 9 a 10 V de carga, após isso falta pouco. O Positivo é bom estar protegido por um Fusível ou um Disjuntor logo na saída da bateria.
Quando ele chegar nos 12V, você deve tirar a lâmpada e rapidamente colocar o cabo positivo na entrada positiva. Agora seu capacitor esta carregado em paralelo com sua bateria, e mostra a voltagem dela (a maioria), caso quiser acompanhar a voltagem use um multimetro nos polos de saida do capacitor, ele vai mostrar como está carregando!
Obs: O capacitor vai se apagar (desligar) automaticamente caso não houver variação de tensão, ou seja, quando o carro estiver desligado por alguns minutos, ou o som parado, ou baixo sem picos, e vai se ligar a cada variação de tensão, ou seja, quando liga o carro ou o som! A maioria dos capacitores funcionam desta maneira.
Importante: Só Agora, depois de carregado, você deve retirar a lâmpada/resistor e parafusar o fio (+) no capacitor, logo após, você deve conectar o amplificador, nas saidas do capacitor, primeiro o negativo depois o positivo, e pronto! Seu capacitor está instalado! Caso um dia você trocar a bateria ou retirar ele, ele irá descarregar aos poucos e será necessário outra carga com a lâmpada antes de conectá-lo ao sistema novamente!

6 comentários:

  1. gostaria de saber se depois de deixar o carro desligado por uma semana o capacitor não ira consumir a bateria ou se descarregar?

    ResponderExcluir
  2. o capacitor é como se fosse uma outra bateria, claro que com o tempo ele se descarrega, mas acho que uma semana nao vai descarregar nao. Abraço

    ResponderExcluir
  3. eu fiz um sistema de som sem bateria, com uma fonte ligando direto nos polos positivo e negativo dos amplificadores, de 400A a 13 a 14v, tava querendo um mega capacitor pq no grave ele cai pra 9 a 10v, mas se for pra carregar toda vez q for ligar, entao nao dar certo!

    ResponderExcluir
  4. AdrianoGomes. O mega Capacitor funciona como um complemento da bateria. Sim ele iria descarregar depois de um tempo sem receber tensão. Com o dinheiro do mega capacitor era mais recomendado vc ter uma bateria de pelo menos 150a.

    Att. Reynaldo

    ResponderExcluir
  5. INSTALEI UM SON NO MEU CARRO COM UM MEGA CAPACITOR, BOTEI UMA BATERIA DE 100 AH, CASO UM DIA EU PRECISE RECARREGAR A BATERIA NAO TEM PROBLEMA O MEGA ESTAR CONECTADO?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo:

    se não descarregou completamente n tem problema, se tiver com pelo menos 11V pode ligar

    ResponderExcluir

 

Contato

Contato@ somautomotivopb.com

Total de visualizações